O ALQUIMIA



“A origem divina da ALQUIMIA faz com que a investigação proceda de uma liturgia e não de um método científico. O ALQUIMISTA não manipula; ele oficia; entrega-se a uma técnica espiritual.”
Bernard Viana - História da Química



Ao sentir o cheiro gostoso de um perfume, algo estranho atrai a atenção. Os perfumes emanam mensagens. Isso, também, é ALQUIMIA.

Estremecer os sentidos, transformar, unir para produzir o mais belo.
Todos os dias a ALQUIMIA está presente, seja ao cozer alimentos para a refeição, fazer a faxina da casa, dentro de um supermercado, ou no trânsito...

Mas, a ALQUIMIA, é ainda mais presente quando as emoções humanas se relacionam. Transformar-se pelo o AMOR é a grande maestria dessa arte milenar.


“Há uma outra pedra que de acordo com Aristóteles, é e não é pedra. Tal pedra é, ao mesmo tempo, mineral, vegetal e animal e é encontrada em qualquer lugar e em todos os homens.”

São Tomaz de Aquino – A Pedra Filosofal  


Aqui, no blog, ao se ler artigos e conhecer um pouquinho dos estudiosos, de homens e mulheres que, pacientemente se dispuseram a enfrentar ‘muralhas’ em benefício da Alquimia e, assim, conseguiram mostrar a importância do Universo na existência do Homem na Terra.


Seja o autor de seu Recrudescimento: "Da latim bárbaro reincrudare, voltar a ser cru. Na prática, o recrudescimento alquímico é sinônimo de redução, uma vez que se trata de cozinhar e amolecer os corpos até fazê-los retornarà sua matéria original. Recrudecer consiste, portanto, em "fazer voltar o úmido e despertar o oculto". (Salmon).


Como pode uma pedra (Homem) deixar as impurezas: o lodo, a imundice, tapar a sua essência (Ouro)?
Ao se lapidar, o Homem volta ao seu estado natural, ao seu estado bruto – de puro amor. Demora? São necessárias várias encarnações para aprender a enxergar o diamante que habita em cada ser vivo na terra?

Depende de cada um!

Ao eliminar ódio, raiva, tristeza, angústia, mesquinhez, desamor...... o espírito conecta-se mais facilmente ao seu lado espiritual, ao Cosmo, onde acontece a Alquimia: o Chumbo transformado em Ouro.

“Mais dia menos dia toda alma tem de se defrontar com o problema de sua iniciação numa vida superior.
Não significa que ela terá de se afastar do seio de sua família e da humanidade para insultar-se num mosteiro ou numa floresta.”

Cinira Riedel de Figueiredo – Iniciação Exotérica.


Nada como o desejo de aprender, ele próprio leva ao conhecimento.
Espera-se que algo no ALQUIMIA – um dos complementos do PLANETA AURORA, desperte algumas Pedras e que elas possam encontrar reforço para suas lapidações.


“Siga seu coração, diriam os alquimistas, pois nenhum caminho é vergonhoso e não é vergonha abandonar um caminho quando se percebe que há outro melhor.” (autor não encontrado)










Nenhum comentário:

Postar um comentário