LABORATÓRIO

O Alquimista, por David Teniers, O Jovem, século 17
 David Teniers, O Jovem registrou em pinturas os laboratórios dos alquimistas da época.


Jollivet Castelot em seu laboratório, 1880
Ocultista e alquimista francês, François Jollivet Castelot alegava poder transformar prata em ouro. 



Laboratório de Tesla e Westinghouse


 Esta é uma foto do laboratório em que Nicolá Tesla e George Westinghouse desenvolveram os equipamentos necessários para a geração, transmissão e uso da energia elétrica em corrente alternada, ou CA.

Postagem: Hype Science


PENSAR ALQUIMIA

Alquimistas medievais tentam a transmutação de elementos inferiores pelo fogo: conhecimento que foi degenerado.


"Infelizmente, a origem da alquimia e da própria química não podem ser contadas, pois se perde nos tempos e nos seus registros. Da mesma forma, não se pode simplificar dizendo que a transição da alquimia à química corresponde à ascensão da primeira em ciência. Não podemos ignorar a magnífica construção do saber ao longo dos anos através dos povos da antiguidade com suas descobertas e invenções.






"Estudei alquimia durante 15 anos, mas nunca falei sobre isso a ninguém; não desejava influenciar os meus pacientes ou meus colegas de trabalho por sugestão. Mas, após 15 anos de pesquisa e observação, impuseram-se-me conclusões inelutáveis. As operações alquímicas eram reais, só que essa realidade não era física mas psicológica. A alquimia representa a projeção de um drama cósmico e espiritual em termos de laboratório."
Jung





“Dificilmente alguém poderá ensinar Alquimia em uma sala de aula porque ela é, em essência, uma disciplina secreta, tradicional e iniciativa.

O caráter secreto da Alquimia deve-se à obediência a antigas recomendações que mandam jamais revelar – de forma escrita ou verbal – a real natureza daquilo que os alquimistas chamam matéria-Prima, Fogo Secreto.

Mercúrio Filosófico. Isso o estudante de Alquimia deverá descobrir sozinho lendo, meditando e orando. Fica excluída dessa forma, qualquer possibilidade de ensinamento público.”




Jung




“A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.” 
Isaac Newton





"O verdadeiro discípulo é aquele que consegue superar o mestre." 
Aristóteles






O Homem nada sabe; mas é chamado a tudo conhecer.
Hermes Trismegisto - 2.700 a.C.

“O amor é a pedra filosofal em detrimento, como se teme, da única graça divina: ela separa o ouro da lama, ela faz do vazio alguma coisa, e me transforma em Deus.”



“Considerada durante muito tempo como uma quimera, a Alquimia interessa cada vez mais ao mundo científico.”
Eugênio Canseliet



“A Terra está ligada ao Universo. O homem não está em contato apenas com o planeta em que habita.”
Jacques Bergier 





4 comentários:

  1. Muito bom, muito belo ver estudiosos, alquimistas de séculos atrás tendo uma visão tão drástica, futurística sobre a realidade que os cerca. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. O seu blog é excelente!
    Muito interessante e com bastante conteúdo.
    Que a Grande Obra esteja sempre com você!

    ResponderExcluir
  3. A despeito de que muitos possam comentar, a Alquimia é a Verdadeira Ciência o Verdadeiro Conhecimento!

    ResponderExcluir